segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A arte de tomar banho...

O banho que muitas vezes é tido como um ato banal, kkkk muitos de nós quando éramos crianças corria deles kkkkkkkk eu confesso que detestava tomar banho kkkkkkkkkk minha gente quando eu era criança visse? hoje isso mudou kkkkkkkk


Mais vocês sabiam que o banho pode trazer, além da higiene pessoal, um grande bem-estar kkkkkkkkkk

Um pouco da história: Para os povos mais antigos a água estava associada ao sagrado, tinha relação com poderes mágicos de cura e purificação, criação e renascimento.

Essa semana peguei emprestado de uma amiga o livro de Roberta Faria, autora do livro Banho: Histórias e Rituais, obra escrita em parceria com Renata Aschar, dá dicas e receitas valiosas para você transformar o banho em um delicado ritual, capaz de revigorar o corpo e a alma. Eu recomendo!!!!

Então vamos ao que eu aprendi lendo o livro kkkkk

Já para o banheiro meninas... kkkkkkkkkkkkkkk

1. Prepare o ambiente. Coloque uma música para tocar e espalhe velas pelo banheiro para dar um clima aconchegante. Garanta a temperatura agradável do local.

2. Óleos essenciais penetram mais facilmente na pele em banhos quentes, pois o calor dilata os poros e ativa a circulação. Os aromas também são facilmente absorvidos pela mucosa nasal e rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea

3. Se você é fã número 1 da água pelando, no verão ou no inverno, saiba que banhos quentes são os mais indicados para a noite, pelo calor duradouro que produzem e o efeito relaxante. Nos Spas a temperatura da água não ultrapassa os 40º C.

4. Banhos mornos de imersão têm efeito calmante. São recomendados para combater a insônia e ansiedade.

5. Duchas de água fria, fortes e rápidas aceleram a circulação e ajudam a tonificar a pele.

6. Banhos de temperatura alternada melhoram a circulação, tonificam a pele e energizam. O ideal é intercalar jatos de água quente à ducha fria por apenas alguns segundos. Termine com um banho frio para conferir efeito estimulante .

7. Intensamente perfumados, os óleos essenciais carregam o conteúdo aromático de plantas e ervas. Podem tornar o banho mais relaxante ou estimulante, conforme a combinação escolhida. Camomila, cedro, violeta, lavanda, rosa e manjerona têm efeito relaxante.

8. Para evitar reações desagradáveis, recomenda-se diluir os óleos essenciais em óleos carreadores (de semente de uva, de jojoba, e de gérmen de trigo), praticamente inodoros, antes de adicioná-los à água. A ação dos óleos pode durar cerca de oito horas.

Caso você não tenha jacuzi para derramar os óleos, pingue algumas gotas do óleo em uma gaze e a envolva em uma trouxinha com outra gaze, prenda com um barbante e amarre no chuveiro. A água passará pela trouxinha e você terá efeito equivalente ao banho de imersão.

9. Faça do banho programado um a acontecimento especial. Procure usar produtos que você não costuma usar no dia-a-dia. Sua memória ficará atiçada com os cheiros que te fazem bem.

10. Procure tomar o banho em uma hora tranqüila, para depois poder deitar e descansar.

Aqui vai uma receita de um banho de imersão para amaciar e suavizar a pele, para quem não tem banheira pode usar um balde ou como minha diz minha mãe: filha use uma bacia kkkkkkkkkkkkkk

½ xícara (chá) de mel líquido

3 xícaras (chá) de leite em pó integral

5 gotas de óleo essencial de rosa

5 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário